Transmalhar
Transmalhar é o ato de deambular pelo território consciente da relação eu–corpo–espaço, para gerar novas relações com a comunidade local e o património natural, material e imaterial. Enquanto palavra, deriva da combinação de ‘tresmalhar’ (perder o rumo) e ‘transdisciplinar’.

É um projeto-piloto de educação pela arte que explora, na ilha de São Miguel, a arte como ato cívico, para compreender a relação que o humano estabelece com o território que habita no seu quotidiano. Coordenado por Rita Serra e Silva (arquitetura) e criado em colaboração com Helena Oliveira (dança) e Joana Amen (psicologia), o Transmalhar, na sua 1ª edição, reúne jovens dos 12 anos 18 anos residentes em São Miguel com artistas/coletivos nacionais/internacionais e várias associações locais, promovendo a cocriação artística.

Deste trabalho coletivo, a ter lugar ao longo do ano letivo 2023-2024, resultarão vários Encontros Transmalhar – caminhadas, oficinas ou assembleias na ilha, abertos a todas as pessoas interessadas, e ainda duas apresentações públicas (abr e out 2024).

/
Equipa Transmalhar
Rita Serra e Silva, Helena Oliveira


Jovens Transmalhar
Para quem: jovens dos 12 aos 18 anos residentes em São Miguel
O quê: sessões semanais gratuitas, na sala Dr. Jeremias da Costa, Escola Secundária Antero de Quental (Ponta Delgada)
Inscrições: info@andafala.org

Participantes
ACAPO Açores – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, ASISM – Associação de Surdos da Ilha de São Miguel, ASSM – Associação Seniores de São Miguel, Francesco Careri, Isabel Cogumbreiro, Lívia Diniz, Paulo Raposo, SpaceTranscribers, Tânia Cortez, UMAR Açores, Walk.Lab2pt, Zeca Medeiros, e mais participações a anunciar