Amanhãs de Ontem é um projeto coreográfico que toma a dança como instância de conhecimento, como forma de dialogar com os princípios educacionais de cognição do mundo. O projeto fia-se na convergência possível entre arte e produção de conhecimento ao inspirar-se em duas estratégias pedagógicas de referência. Por um lado, o teórico alemão Friedrich Fröbel, inventor do Jardim de Infância e do uso do jogo como ferramenta fundamental para a aprendizagem das materialidades em operação no mundo. Por outro, o educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire, defensor de uma pedagogia crítica onde o aprendiz é considerado co-criador de conhecimento. Ambas as estratégias se fundam numa base comum: aprender como prática para a liberdade.
Em São Miguel, o projeto desenvolve-se em residência artística (de 7 a 12 de novembro) no espaço do Coral de São José, e resulta numa apresentação e conversa públicas na vaga.
Amanhãs de Ontem tem conceção e direção artística de Gustavo Ciríaco; colaborações artísticas na área da performance de Filipe Caldeira, Lewis Seivwright, Mariana Costa, Joana Levi, Sara Zita Correia e Tiago Barbosa, e na área da cenografia de Ali Talaat; administração de Missanga Antunes; e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.