laboratório de criação
O Corpo em Espelhos+info
6, 7 e 8 mar / 20, 21 e 22 mar / 10, 11 e 12 abr
Durante três fins de semana e a par da exposição Actos de Língua, os três artistas responsáveis pela coreografia, videografia e sonoplastia da mesma conduzem uma oficina de criação com vista a explorar relações entre coreografia, som e imagem em movimento. O laboratório O Corpo em Espelhos tem por foco a transmissão de ideias de movimento entre estes três planos de composição, ao mesmo tempo que explora a sua articulação em momentos de criação com caracteres distintos. Em cada sessão, articula-se um par de matérias entre as várias em jogo — o corpo em movimento, o seu som, a sua imagem —, de modo a compor e montar diferentes formas de mediação entre a performance e a instalação, cada uma parte de um processo cumulativo de criação coletiva, a desenvolver no conjunto das sessões.
6, 7 e 8 mar
O Corpo em Escuta
com Carlos M. Oliveira e Diogo Alvim
Neste primeiro momento, será explorada a relação entre som e dança, fazendo-se uso do corpo em movimento e de ferramentas de gravação para criar uma coreografia cujo vocabulário recai sobre o ato de escutar. As pessoas participantes deverão ter disponibilidade para explorar propostas de movimento que incluem toque, com o próprio corpo e em relação ao grupo.
20, 21 e 22 mar
Corpo, Movimento e Multiperspetiva
com Carlos M. Oliveira e James Newitt
No segundo momento, será explorada a relação entre o ato de filmar e o corpo em movimento, tanto o que capta como o que é captado, de modo a criar-se uma coreografia cujo vocabulário recai sobre a relação entre filmar e ser filmado. As pessoas participantes deverão ter disponibilidade para fazer da sua própria imagem matéria de trabalho coletivo.
10, 11 e 12 abr
Som e Imagens do Corpo no Espaço
com Diogo Alvim e James Newitt
O último fim de semana é dedicado à montagem dos conteúdos de som e imagem captados nos dois fins de semana anteriores, construindo, com eles, uma instalação multimédia focada na espacialização do som e das imagens do corpo em movimento, a ser apresentada no próprio espaço da exposição Actos de Língua, no último dia do laboratório, 12 de abril, às 17h.