A primeira edição do Pares - Programa de Apoio à Atividade Artística nos Açores atribuiu 9 bolsas de apoio a projetos que incluem exposições, produção audiovisual, publicações, teatro e dança.
Através do programa PARES, a Anda&Fala destina 5000 euros do seu orçamento anual para apoiar artistas e agentes que desenvolvam o seu trabalho na região, através da atribuição de bolsas de financiamento a atividades de criação artística, apresentação e circulação de artistas e projetos. O programa PARES está aberto a candidaturas em todas as áreas de expressão artística contemporânea - artes visuais, artes performativas, música, literatura e cinema, desde que envolvam atividades nos âmbitos da criação, apresentação e circulação, dentro ou fora da região dos Açores. O programa apoia artistas e agentes sediados nos Açores e está também aberto a pessoas oriundas de outras geografias que elejam o arquipélago para desenvolver os seus projetos.
VOTAÇÃO
- O Júri foi presidido pela Direção do Walk&Talk, representada na reunião por Jesse James e Sofia Carolina Botelho, e constituído pelos membros Leonor Sampaio da Silva e Elsa Soares.
- Cada elemento do Júri pontuou previamente os projetos, e dessas votações e deliberação do Júri resultam as decisões sobre os projectos a apoiar (as classificações finais de cada projecto correspondiam ao total ponderado das votações atribuídas a cada critério de avaliação, de acordo com o seu respectivo peso no total da avaliação e numa escala de 1 a 5, e pelo número de membros do Júri):
RESULTADOS (POR ORDEM DE ENTREGA)
1. Diogo Bessa & Eva Evita - Tusse Tusse (Publicação)
2. Francisca Manuel - Vale das Dúvidas (Filme)
3. Joana Sousa e Maria Novo - Calheta (Filme)
4. João Miguel Ramos - Ai os Ais de Tanta Gente (Exposição)
5. Jorge Kol - Walk and Spy (Exposição)
6. Pepe Brix - Crónicas da Escarpa (Exposição)
7. Rubén Monfort - Despensas (Publicação)
8. Associação Paralelo28 - Festival Paralelo (Programação - Dança)
9. Associação Ooutro - As árvores deixam morrer os ramos mais bonitos (Teatro)